quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Conheça os benefícios do açúcar para a beleza



















O açúcar sempre é visto como um vilão da beleza. E com razão, ele é um alimento rico apenas em calorias, quase não possui nutrientes (principalmente nas versões refinada e cristal) e tem o incrível poder de fazer com que os ponteiros da balança disparem quando você abusa da sobremesa mais do que deve. Mas o que muita gente se esquece de dizer é que, para a pele, ele pode ser um grande aliado!


Como assim?
Não, eu não quis dizer que você deve engolir agora mesmo um pacote de açúcar porque sua pele vai ficar bonita. O açúcar é benéfico quando é usado como esfoliante. Isso aí: ele pode sim substituir seu cosmético e deixar sua pele super macia.


As várias vantagens do açúcar
Ele é um umectante (hidratante) natural, isso porque seus derivados vêm da cana e ajudam na hidratação da pele. Mesmo quando você o usa como esfoliante, ele deixa sua pele mais macia já enquanto massageia.

Ele contém ácido glicólico, que ajuda com que as células da pele se renovem de forma mais rápida e eficiente. Esse ácido é bastante usado em cremes anti-idade e em tratamentos para recuperar a pele das manchas do sol.

A grande questão é que o ácido glicólico pode irritar peles mais sensíveis, por isso use apenas os produtos indicados por seu dermatologista, que saberá a porcentagem correta de ácido que sua pele precisa pra ficar ainda mais bonita.

Ele funciona como um dos mais poderosos esfoliantes, já que suas partículas são ótimas para retirar as células mortas da nossa pele (por isso que após toda esfoliação ficamos a pele mais macia). As ótimas propriedades umectantes ajudam a tornar a pele mais suave e macia. E fica a dica: não apenas o rosto pode ser esfoliado – as mãos, os pés, os cotovelos e os joelhos também vão agradecer uma esfoliação semanal com o açúcar. Áreas com pelos encravados e foliculite também podem apresentar uma boa melhora se você fizer esfoliações semanais com o açúcar.


O açúcar certo para a esfoliação

Açúcar mascavo: ele é bem menos áspero e, por isso, é indicado pra usar no rosto nas mãos. No rosto, só vale usar esse tipo ou a pele acaba se tornando áspera e “riscada”.
Açúcar refinado: ele é um pouco mais grosseiro que o mascavo, ou seja, pode ser usado nas outras áreas do corpo.
E o açúcar cristal? Por ser muito áspero, o ideal é que você não o use para fins estéticos.
Receita caseira de esfoliação com açúcar (que dá certo)

Para o rosto, misture uma colher (pequena, dessas de sobremesa) de açúcar mascavo com a mesma quantidade de mel. Em seguida, massageie o rosto por alguns minutos e enxágüe até tirar todo o açúcar. Pra finalizar a limpeza, passe um tônico adstringente.

Para o corpo, utilize partes iguais de açúcar refinado e mel e faça o mesmo processo. Em vez de usar o tônico adstringente, passe hidratante nas áreas mais ressecadas. Você sente na hora sua pele mais macia e bonita.


Ressalva médica

Se você tem acne ou qualquer outro tipo de inflamação na pele ou ainda tem a pele muito seca, converse antes com seu dermatologista. Em alguns casos, a esfoliação não é aconselhável e, em vez de mais beleza, você pode acabar irritando a pele e piorando o quadro.

Além disso, vale lembrar que o açúcar só ajuda nesses casos, consumi-lo em doses exageradas pode até adiantar o envelhecimento da pele, sabia? Isso porque comer açúcar em excesso interfere na produção de colágeno, que é um dos grandes responsáveis por manter a pele firme e longe das rugas. O ideal é uma dieta moderada, não se esqueça!


Fonte: Marketing GrupoM8

Nenhum comentário:

Postar um comentário